Equilíbrio na rotina de freelancer!


equilíbrio na rotina

A vida de freelancer não é fácil e mais difícil ainda é manter o equilíbrio na rotina. Pois, eles atendem sozinhos à diversos clientes, gerenciam prazos, tarefas e pagamentos.

Muitas pessoas acham que a vida de freelancer é só mordomias: que trabalham de pijama, acordam tarde, assistem filmes com pipoca. Mas não é bem assim.

É claro que trabalhar de casa pode ser muito mais flexível e confortável. Porém, precisa de muita disciplina para não procrastinar na hora do trabalho.

Se você quer trabalhar como freelancer, ou se você já é um, mas não sabe como manter o equilíbrio na rotina, então continue lendo que vamos ajudar você!

Que tal conhecer alguns sinais de alerta na rotina de um freelancer?

equilíbrio na rotina

Primeiramente, vamos começar com algumas pistas de que você pode não estar tendo a disciplina e o equilíbrio necessários no seu dia a dia.

Veja a seguir:

1- Começar o dia sem saber por onde iniciar o trabalho

Se você começa o dia sem saber o que deve fazer durante o seu trabalho, com certeza você não tem uma agenda organizada para a sua rotina como freelancer.

Assim sendo, iniciar o dia sem foco pode fazer com que você não produza tudo que precise. E com isso acabe fazendo outras coisas durante esse período.

O planejamento das suas tarefas, é essencial para o bom desenvolvimento do seu trabalho. Além de dar mais segurança da entrega dentro do prazo. Consequentemente você terá produtividade.

2 – Trabalhar mais do que devia

Se você está trabalhando mais que 40 ou 44 horas por semana, que é o máximo que uma empresa CLT exige, você deve rever o que pode estar errado.

É claro que, às vezes, surge aquela hora extra para fazer. Mas, sempre trabalhar mais do que o necessário pode fazer com que você não tenha mais tempo livre para fazer o que gosta.

Aliás, para saber quantas horas você trabalhou no dia, pode ser usado algumas ferramentas que dão esse suporte. Assim, você pode acompanhar quantas horas você já trabalhou.

3 – Não ter tempo para fazer outras coisas

Não ter tempo para sair ou assistir aquele filme, pode fazer com que fiquemos sobrecarregados e sem tempo para descansar. 

Imagina precisar trabalhar nos momentos em que você gostaria de fazer outra coisa. Por exemplo, ir a um restaurante, ir a um show, ler ou praticar aquele esporte que você gosta.

Então, se você não consegue ter mais tempo para descansar e nem para tomar aquele cafezinho na parte da tarde, é melhor começar a organizar a sua rotina agora mesmo.

Pois, trabalhar sem descanso pode fazer muito mal para a sua saúde.

equilíbrio na rotina

4 – Não conseguir cumprir os prazos

Outro sinal de alerta de que falta equilíbrio na rotina é não conseguir cumprir os prazos das tarefas.

Se você vive correndo atrás dos prazos e muitas vezes não consegue cumpri-los, é melhor fazer um planejamento o mais rápido que puder. Porque, você pode até perder o cliente dependendo da situação.

5 – Não conseguir pagar as contas

Quando você trabalha muito como freelancer e percebe que não consegue pagar todas as contas com o seu salário, é preciso rever os projetos que você está trabalhando. Sobretudo, verificar se vale a pena tanto sacrifício, para não ganhar o suficiente.

Sendo assim, revise o valor dos seus serviços e busque projetos mais bem pagos. E se mesmo assim você ainda estiver precisando trabalhar muito para pagar as suas contas, então pode reconsiderar voltar para a vida CLT.

5 dicas para conseguir ter equilíbrio na rotina como freelancer!

Se você está no meio desses alertas citados acima, precisa buscar o equilíbrio na sua rotina freelancer imediatamente. Para fazer isso, separei 5 dicas infalíveis que vão ajudar você a organizar a sua rotina.

equilíbrio na rotina

1 – Faça um planejamento detalhado

O primeiro passo para organizar a sua rotina é fazer um planejamento detalhado de todas as suas tarefas dentro do seu período de trabalho.

Portanto, busque ferramentas que podem ajudar você a organizar os seus projetos e o seu horário durante a semana. Assim, você não vai trabalhar mais do que o necessário.

E não esqueça de deixar os prazos definidos e lembretes para que você não perca eles de vista.

Clique aqui e leia sobre algumas ferramentas que podem ajudar a organizar a sua vida de freelancer!

2 – Tenha uma agenda física e virtual

Se você acha que com o mundo digital nunca mais precisaria de uma agenda de papel, está muito enganado.

A agenda de papel pode estar com você em qualquer lugar. Principalmente, na hora que a sua agenda virtual não puder ser acessada por causa do sinal da internet.

Por isso, o mais seguro é ter as duas e evitar dor de cabeça.

3 – Organize um ambiente de trabalho na sua casa

Normalmente, o freelancer trabalha de casa e precisa ter um lugar para esse trabalho. Pois, o ambiente pode influenciar muito no planejamento de tarefas e na sua produtividade.

Então, reserve um espaço onde você pode colocar o seu computador, livros e tudo que você vai precisar para trabalhar.

Não esqueça de avisar aos seus familiares para não atrapalharem você na hora do seu trabalho.

E nunca trabalhe de pijama ou na cama, isso pode deixar você muito mais indisposto para começar as tarefas.

equilíbrio na rotina

4 – Não faça mais do que você pode

Se você está com aquela vontade louca de fazer muitos projetos para ganhar cada vez mais dinheiro, pode ir tirando essa ideia da sua cabecinha.

Sobretudo, se você adquirir muitos projetos, pode deixar de cumprir prazos. E ainda ficar esgotado com tanto trabalho sem ter tempo para nada.

Por isso, procure sempre conhecer os seus limites e todas as tarefas na sua agenda. Assim, não vai ter mais demanda do que a que você pode cumprir.

5 – Nunca sacrifique o seu corpo e a sua mente

Lembre-se que tanto o seu corpo como o seu cérebro precisam de descanso. Por isso, é recomendado que depois de 90 minutos fazendo a mesma tarefa, você mude ela ou faça um pequeno descanso.

Por exemplo, grandes empresas como o Google, sabendo dessa necessidade de todas as pessoas, tem espaços de descanso para que os funcionários possam relaxar e ter um pouco de entretenimento. Outras, têm também espaços de lazer e relaxamento para os funcionários.

Procure seguir essas dicas que elas vão ajudar você a ter um equilíbrio na rotina de freelancer!

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais?

E deixe aqui o seu comentário!

Compartilhar no facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *