5 maneiras de ter sucesso como freelancer


Se você está pensando em se tornar freelancer, provavelmente já se deparou com algumas dúvidas sobre como ter sucesso como freelancer ou como dar o primeiro passo para uma carreira independente.

O fato é que se tornar um freelancer de sucesso não é fácil, mas com esforço, dedicação e disciplina, é possível adotar esse estilo de carreira que proporciona vantagens como:

  • Flexibilidade de horários: ser freelancer possibilita que você decida os horários e os dias em que quer trabalhar. Isso permite que você tenha uma agenda flexível para comparecer a outros compromissos;
  • Maior qualidade de vida: a possibilidade de definir seus próprios horários permite que você invista mais tempo em cuidados pessoais como alimentação, academia, esportes etc.
  • Possibilidade de trabalhar viajando: se o seu trabalho como freelancer pode ser feito pela internet, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo e até mesmo se tornar um nômade digital;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: os freelancers que conseguem fazer uma boa gestão de seu tempo conseguem atingir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, já que podem estipular um tempo de dedicação a cada área.

Confira abaixo algumas dicas que nós da Unilancer preparamos para te ajudar a se tornar um freelancer de sucesso!

1. Conquiste seus clientes

O primeiro passo para se tornar um freelancer é conquistar seus próprios clientes. Para isso, você precisa manter seu portfólio online atualizado, com mostras de trabalhos realizados anteriormente.

Caso você ainda não tenha experiência profissional, coloque trabalhos acadêmicos, projetos pessoais ou tente fazer algum trabalho voluntário, para montar o seu portfólio.

Use também as redes sociais para divulgar o seu trabalho e se colocar à disposição para possíveis oportunidades como freelancer.

Um ótimo recurso para quem está começando, é criar perfis em plataformas especializadas em oportunidades para freelancers, onde os clientes postam seus projetos e os candidatos enviam suas propostas.

Alguns sites bastante conhecidos para conseguir trabalhos como freelancer são:

Outra forma de divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes, é criando um canal no Youtube. Você pode compartilhar o seu trabalho, falar um pouco sobre ele e expor cases de sucesso, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela Provokers e a Box1824, mostrou que o consumo de vídeos online aumentou 135% nos últimos quatro anos, o que prova que investir nesse formato de conteúdo pode ser bastante vantajoso.

2. Planeje sua rotina

Sabemos que muitos profissionais desejam se tornar freelancer justamente para fugir da rotina de trabalho de oito horas por dia, mas a verdade é que mesmo sendo um profissional autônomo, você precisa manter a disciplina com seus horários.

É claro que ser freelancer te dá uma maior flexibilidade de horários, mas se você não se organizar, pode acabar tendo que trabalhar em momentos que não queria, para conseguir dar conta dos prazos.

Por isso, estipule um horário de trabalho a ser seguido, pelo menos na maioria dos dias. Essa é uma forma de o seu organismo se acostumar e de você sempre ter tempo livre para suas outras atividades pessoais e sociais.

3. Organize suas finanças

O profissional freelancer não conta com um salário fixo e essa é uma grande dificuldade na hora de lidar com as finanças pessoais.

Ter um controle financeiro de tudo o que está previsto para receber e pagar nos próximos meses é essencial para que o profissional não faça mais contas do que pode pagar ou gaste excessivamente.

Para isso, você pode criar planilhas no Excel ou usar algum aplicativo, dos vários que já existem, para ajudar a organizar suas finanças.

4. Crie suas próprias metas

Sem um chefe para te cobrar fica muito mais fácil procrastinar o trabalho, mas você deve ter sempre em mente que estando em uma carreira freelancer, quem não trabalha não recebe.

Dependendo da atividade que você desenvolva como freelancer, você pode criar metas financeiras diárias ou semanais, estipulando o valor que pretende receber no final do mês.

A partir disso, basta prospectar os trabalhos e organizar a sua rotina para alcançar essa meta.

5. Saiba dizer não

Aceitar todos os jobs que surgem é um erro comum até mesmo para os freelancers mais experientes.

Na expectativa de aumentar os ganhos, o freelancer pode acabar aceitando mais trabalho do que consegue realizar e isso pode prejudicar tanto a qualidade das tarefas quanto o cumprimento dos prazos.

Além de não ser nada saudável para a saúde mental, gerando estresse e ansiedade. Portanto, respeite seus limites.

Para ter sucesso como freelancer é preciso ter muita disciplina e profissionalismo na gestão de seu tempo e execução de suas tarefas.

Porém, sem dúvida é um caminho muito promissor para quem deseja ter mais autonomia profissional e, quem sabe, até mesmo partir para o empreendedorismo. Se esse é o seu desejo, planeje-se e mãos à obra.

Gostou dessas dicas de como ter sucesso como freelancer e gostaria de ler mais artigos como esse? Siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas publicações!

Posted in Sem categoria
Tagged with: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *