7 Passos para criar um perfil de freelancer de sucesso

Um mundo de informações onde a independência online é o foco!

7 Passos para criar um perfil de freelancer de sucesso

Para quem quer trabalhar como freelancer, as plataformas de freelancer são excelentes para a entrada no mercado, pois facilitam bastante a prospecção de novos projetos e clientes.

Porém, mesmo nessas plataformas a concorrência entre os freelancers é grande e para ser um freelancer de sucesso, a construção de um bom perfil profissional nos sites conta muito.

Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos neste artigo 7 passos para você criar um perfil de freelancer de sucesso agora mesmo. Confira!

1. Adicione sua foto

Colocar uma foto nítida e que transmita profissionalismo e credibilidade é muito importante para o seu perfil de freelancer nas plataformas.

Por mais que o contato entre você e o contratante seja apenas virtual, a foto é capaz de humanizar a relação, trazendo mais confiança e aumentando suas chances de ser escolhido para um projeto.

2. Escreva um resumo sobre você

Use o campo que pede um resumo sobre você para usar algumas palavras-chave que facilitem que o seu perfil seja encontrado na hora que o cliente fizer determinada busca.

Escreva um breve resumo contando sua experiência profissional e fale com o que você gosta de trabalhar e para quais tipos de jobs está disponível atualmente.

Caso o perfil exija um título de trabalho, seja sucinto e use poucas palavras para descrever o seu trabalho como freelancer, por exemplo “redator web” ou “designer gráfico”.

Pense assim: “se eu fosse o contratante, essa descrição chamaria a minha atenção e eu me interessaria pelo trabalho desse freelancer?”.

3. Capriche no seu portfólio

Não há melhor forma para os clientes verem seu trabalho do que por meio do seu portfólio. Ele é a sua vitrine na internet e pode ajudá-lo a conquistar muitos jobs.

Você pode expor seus trabalhos anteriores, trabalhos de faculdade ou até mesmo para ONGs utilizando sites como o Behance, Wix, Cargo Collective ou Google Drive.

Lembre-se de manter seu portfólio bem organizado e sempre atualizado, com seus melhores trabalhos. E, claro, não deixe de colocar o link em seus perfis nas plataformas de freelancer.

4. Tenha cuidado com o português

Mesmo que você não trabalhe com redação, erros ortográficos ou gramaticais em seu perfil de freelancer podem causar uma má impressão.

Portanto, revise bem todas as informações preenchidas em seu perfil e, se tiver alguma dúvida, peça para alguém de confiança revisar também.

5. Coloque o link do seu Linkedin

Colocar o link do seu Linkedin, que também deve estar atualizado, pode somar alguns pontos ao seu favor.

O Linkedin está sendo muito utilizado nos dias de hoje e os recrutadores também o usam para criar novas conexões ou até mesmo pedir referências do trabalho do freelancer para possíveis conexões em comum.

6. Destaque suas principais habilidades

A maioria das plataformas para freelancers conta com um campo onde você pode colocar suas principais habilidades e que vão ajudar os recrutadores a te encontrarem de acordo com o que buscam em um profissional.

Alguns exemplos de habilidades são: planejamento, redação, Adobe Photoshop, fotografia, social media, Illustrator, negociação etc, dependendo da área de atuação.

7. Preencha todos os campos

Campos não preenchidos dão a impressão de que o candidato estava com preguiça ou que não tem algo a acrescentar.

Então, na hora de criar seu perfil de freelancer em alguma plataforma, reserve um tempinho exclusivamente para isso e preencha-o com atenção e dedicação. Ele será a sua porta de entrada para novas oportunidades!

Trabalhar com as plataformas para freelancers pode trazer inúmeras oportunidades à sua carreira, basta agir com profissionalismo e se empenhar para aprimorar o seu perfil e conquistar feedbacks positivos de seus clientes.

Lembre-se sempre de cumprir com os prazos propostos e dar o seu melhor a cada job, isso vai ajudá-lo a construir o networking necessário para ser um freelancer de sucesso.

Se você gostou dessas dicas para criar um perfil de freelancer de sucesso e quer ler mais artigos como esse, siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas publicações!

Tags: ,

Deixe uma resposta